Técnicas práticas para ter concentração na leitura

Tempo de leitura: 7 minutos

A concentração na leitura é um problema comum e que ocasiona um grande número de pessoas por aí. Certamente, uma vez ou outra você já deve ter caído nas garras desse mal. Mesmo que não, é comum quando vamos ler algo, nos distrairmos com sons e cenas que estão ao nosso redor, e perdermos o fio da meada.  

Podendo ir desde contratempos menores, como notificações no celular, até algo maior, como o sono na leitura, a falta de concentração pode acarretar uma série de problemas na sua vida pessoal e profissional. Inegavelmente, a leitura tem um papel primordial na vivência de qualquer um. Afinal, desde tempos antigos a forma mais completa de se ganhar conhecimento, é lendo.  

Aviso: Ao final do texto você encontrará links com material complementar para o que será lido aqui.

Algo cada vez mais persistente nas pessoas atualmente, é a falta de organização e produtividade. Às vezes você pode pensar que como isso é comum, não é algo tão sério, mas bom… são sim!

De acordo com pesquisa realizada pelo DMG – Departamento de Mãe de Gêmeas, quando você deixa algo desorganizado ou vai adiando uma atividade, o resultado vai ser uma bomba de coisas para serem feitas e pouquíssimo tempo para isso. Com a leitura é basicamente a mesma coisa, quando você deixa de ler por causa de coisas externas a você, quando se tocar, estará em uma bola de neve descendo o Monte Everest.

Por isso, a concentração na leitura se faz tão importante e ler com máximo foco e compreensão é essencial. Com a finalidade de te ajudar, separei algumas dicas que tornarão sua leitura muito melhor e farão sua concentração render ótimos resultados. Salvo que essas dicas foram testadas e comprovadas por especialistas, inclusive eu mesma hehe, então pode confiar.  

Dificuldade de concentração: Concentração X Foco

Um dos principais problemas causados pela falta de concentração, é a releitura. Em princípio, a releitura se dá pelo fato de que seu estado mental de concentração está baixo, o que faz necessário reler várias vezes um mesmo trecho a fim de compreendê-lo.

Ao reler algo você fica frustrado por não conseguir avançar com o texto e fica preso em um ciclo sem fim, perdendo algo primordial: TEMPO. Inegavelmente, o tempo está passando cada vez mais rápido, e parece nunca temos “tempo” suficiente para nada.

Atualmente, a forma como você usa o tempo disponível é fundamental! Assim sendo, a releitura só fará com que um tempo precioso, seja gasto com algo que poderia ser feito facilmente… sobretudo, apenas se você tivesse um método correto para isso.   

Os principais inibidores da releitura, são a falta de concentração, e, a falta de foco.

Ah, sim, ao contrário do que muitos pensam, a concentração e o foco são diferentes um do outro. Em resumo, a concentração é um estado mental que atingimos quando estamos livres de distrações. Ao mesmo tempo, o foco é o seu objetivo, aquilo que “rouba” sua atenção.

Entretanto, vale ressaltar que de tal forma que ambos são coisas diferentes, eles agem em comunhão. Pois para se obter a concentração a respeito de uma atividade, é preciso estar focado em realizá-la.

Aonde eu estou querendo chegar, é que se você solucionar um, você acaba automaticamente resolvendo o outro. Portanto, visto que esse seja um dos problemas que atrapalham sua leitura, sua solução é mais fácil do que imagina.

Como ter concentração na leitura

Antes de prosseguir, é fundamental que ao ler qualquer coisa, você tenha noção do valor que aquilo tem para você. Uma vez que algo e seu valor estão claros em sua mente, a capacidade de motivação será muito maior. Posto que quando desejamos algo, buscamos com todas as forças sua realização. Só para ilustrar, a ideologia da motivação com a leitura segue o mesmo princípio.  

motivação na leitura

Retomando, creio que é hora de parar de falar a respeito dos problemas e focar na solução! Portanto, vamos partir para as dicas e técnicas de leitura que ajudarão você a tornar sua leitura muito mais eficiente.

Lembrando, que ao aplicar as técnicas e dicas aqui expostas, é preciso ter empenho e dedicação. Em síntese, só é possível ter bons resultados com empenho e uso da metodologia correta.

Gerencie o fluxo de pensamentos

Todos nós temos um fluxo de pensamentos constantes na nossa mente. Aliás, isso é ótimo, pois mostra que nosso cérebro está funcionando perfeitamente. Todavia, o problema vem quando deixamos de focar no importante e preenchemos nossa mente apenas com pensamentos desconexos.

Os pensamentos desconexos são resumidamente, pensamentos que não possuem ligação com aquilo que você está fazendo no momento. Por exemplo, caso esteja lendo um livro sobre filosofia, porém sua mente está pensando na receita do bolo de fubá, isso é uma reflexão do conteúdo ou uma divagação?

Entendeu?

O ponto ideal para evitar a divagação durante a leitura, é você não dar oportunidades para sua mente “viajar”. Ou seja, quando for ler algo, esteja totalmente compenetrado naquilo. Se acaso ocorrer de um pensamento aleatório passar pela sua mente, pare de ler, distraia um pouco a sua mente, e volte com foco total.

Gerenciar seus pensamentos é basicamente se comprometer em agir completamente focado naquilo que deseja. Posto que essa é uma ação que somente VOCÊ pode se propor a executar.

Você pode aprender uma técnica de meditação que faço quando minha mente está agitada: Meditação para concentração na leitura.

Melhore seu “time” de absorção

Time é a palavra em inglês designada para “tempo”. Portanto, caso tenha achado que era algo relacionado a um time de futebol, basquete, ou que seja, se enganou haha.

O “time” é instituído para a gente quando somos pequenos. Em suma, ele é a forma como absorvemos os conteúdos a qual estamos sendo expostos. Eventualmente, conforme vamos crescendo, é necessário que melhores nosso time para poder realizar as atividades necessárias, como a leitura. Porém, isso acaba não ocorrendo.

Dependendo da situação, é preciso ler conteúdos técnicos e com um vocabulário mais sofisticado. Contudo, se a mente está presa a uma ideia que vem desde a infância, dificilmente conseguirá ter um feito digno de respeito. Portanto, o que estou querendo dizer, é que é PRECISO que mude seu time, para que possa obter sucesso sempre.

como estudar texto técnico

Sempre que possível, treine sua mente para ler e absorver mais rapidamente os conteúdos necessários. Dessa forma, conforme for percebendo uma evolução, vá indo mais além. Sem dúvida, em pouco tempo, você conseguirá ler várias páginas e compreendê-las, em um período muito menor que antes.

Eduque você mesmo a ir além, buscando sempre uma evolução da situação atual.

• Aprenda a ler conteúdos técnicos: 06 dicas para leitura de texto técnico

Falta de concentração na leitura: Material complementar

Espero que tenha percebido ao longo do texto a importância da concentração na hora de ler e compreender algo. Além disso, espero também que agora tenha uma noção maior de como contornar a situação quando a mesma for ruim, e obter ótimos resultados.

Para te ajudar ainda mais, vou deixar um material complementar para que consiga se aprofundar mais no assunto caso deseje.

Um ponto que acabei não abordando no texto porém é de extrema importância: lembra quando falei a respeito do sono na leitura? Visto que ele é um dos maiores inimigos do leitor, separei um vídeo que mostra formas de evitá-lo. Sem dúvida você deixará de se sentir sonolento na hora de ler.

Para finalizar, dê uma olhada em outros dois artigos que acho fundamentais. Já que falei sobre a releitura, por que não se aprofunda?

Dê uma olhada nesse artigo: O que eu acabei de ler?

Garanto que irá ajudar!

Da mesma forma, que tal um guia completo de como melhorar sua leitura?
Leia aqui: Guia definitivo da Leitura Dinâmica.

Tenho certeza de que após tudo isso, você será outra pessoa na hora de ler.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, prometo ler e responder todos.

Até a próxima amores.

Um grande abraço.

Tiemi 😊

(Visited 8.975 times, 14 visits today)

6 Comentários


    1. Imagina Ednéia!! Fico feliz em poder ajudar, principalmente com técnicas que me ajudaram também. Beijoooo

      Responder

  1. Obrigado Renato alves por compartilhar seus dons… 😚

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *