Sono na leitura: como acabar definitivamente com ele!

Tempo de leitura: 6 minutos

O sono na leitura infelizmente é comum entre a maioria das pessoas atualmente, tornando o hábito de ler quase impossível. Embora não ocorra em todos os casos, a maioria sofre desse problema devido às suas extensas rotinas. Ou seja, o cansaço de um dia corrido, faz com que qualquer manifestação de calma, seja motivo para ter sono.

Devido ao sono se manifestar mais abertamente durante a leitura, é comum que muitos associam o problema aos livros. Porém, tenha calma, os livros são tão vítimas desta história quanto você.

Pense comigo, a hora que vamos ler, o ambiente a nossa volta está, na maioria dos casos, em silêncio. Além disso, provavelmente nos encontramos sentados, ou deitados, em algum lugar confortável. Dessa forma, nosso cérebro entende que este é o momento ideal para dormirmos, já que ele estará em um estado de relaxamento maior.

Portanto, o livro não causa sono! Mas sim, um neurotransmissor chamado adenosina, que surge em situações como a descrita logo acima. De acordo com umas pesquisas, a adenosina vai se acumulando no nosso corpo ao longo do dia, gerando a sensação de cansaço e sonolência. Por consequência, qualquer impressão de relaxamento, nosso cérebro toma como ponto de partida para manifestar o sono. Por isso que ler um livro após um dia de trabalho, ou em um lugar aconchegante, provoca forte sonolência.

Todavia, contornar a adenosina e fazer nossa leitura render ótimos resultados, não é tão complicado quanto pensa. Aliás, basta seguir algumas recomendações simples para que seja possível ler com qualidade, sem perder o mínimo detalhe.

Por isso, caso sofra deste mal que é o sono na leitura, recomendo que continue lendo este texto, você mudará completamente sua visão e forma de ler, ao fim de tudo, eu garanto!

Postura: Trabalhar a sua é fundamental

Um dos primeiros passos para eliminar o sono na leitura, é analisar sua postura na hora de ler. Inegavelmente, buscar conforto na hora de ler é o objetivo de todo mundo, mas nem sempre isso é o melhor. No entanto, não estou te dizendo para ler sentado em um cacto sob o sol quente, calma hahaha. Em resumo, você deve se sentir confortável ao ler, mas sem exageros para não ter efeitos negativos.

Uma coisa simples a ser feita nesses casos, é por exemplo, sentar-se com uma postura correta em uma cadeira de escritório, ou que não seja tão aconchegante. Dessa forma, seu cérebro automaticamente se esforçará para manter-se ativo e concentrado na ação que está realizando, no caso, ler.

Uma outra dica para isso, é ler em pé na hora que começar a sentir-se com sono ou cansado. Entretanto, talvez você pense que ao ficar de pé, estará mais hábil a sentir-se cansado. Mas calma, pois o resultado dessa ação é totalmente o oposto disso. Pois ao ficarmos de pé, ativamos o cerebelo, parte do nosso cérebro responsável pela postura e equilíbrio, o que instintivamente cortará o sono e o deixará em estado de alerta.

Luminosidade correta: Leia pela manhã

Muitas pessoas acabam optando por ler durante a noite, e isso não é nenhuma novidade. Porém, esse ato de ler em um período noturno é completamente errado e prejudica muito o rendimento da leitura. Em resumo, a má iluminação induz sonolência, pois quanto mais escuro for o ambiente de leitura, mais o cérebro produzirá melatonina, outro grande inimigo do leitor.

Fiz umas pesquisas sobre a melatonina, e descobri que a mesma é conhecida como o hormônio da noite, por ser liberada neste período do dia. Inegavelmente ligada à baixa luminosidade, a melatonina leva em questão de minutos, qualquer pessoa ao sono. Por esse motivo, procure não ler durante a noite, caso contrário, acabará dormindo sempre que for ler.

A dica da vez é ler pela manhã, assim que acordar de uma noite de sono. Decerto, após dormir por uma noite, sua mente e cérebro estarão descansados e com carga total, o que fará com que trabalhem de forma mais eficiente. Além disso, por ser manhã, a luz predomina em todo o ambiente que estiver, devido aos raios do sol. Dessa forma, a melatonina não se manifestará e você não cairá nas garras do sono.

ler-na-manha-ajuda-por-causa-da-iluminacao

Todavia, caso ocorra de você não possuir um horário no período da manhã, tente dormir mais e acordar mais cedo. Por fim, caso ler de manhã seja realmente impossível, e a noite a única opção, se atente a luminosidade do local em que estiver presente, tenha certeza de que tudo está bem iluminado e desperto.

Ah, sempre que for ler, certifique-se de que a luz sobre o livro venha da esquerda para a direita. Posto que ao manusear o livro com a mão direita você estará fazendo sombra e escurecendo a página, com o tempo, poderá provocar sono. Por isso, esteja atento a esse detalhe!

Dica rápida: Leia em um tablet ou aparelhos próprios

Uma opção viável para evitar o excesso de sono na leitura, é ler em tablets ou dispositivos próprios, como Kindle. Em suma, possuir um tablet para leitura, ajudará a se manter acordado, devido o mesmo possuir iluminação apropriada. Além disso, ele é uma opção boa para quem opta por ler em lugares inesperados, pois é fácil de transportar e manusear.

Outra coisa boas dos dispositivos de leitura móveis, é o preço baixo para adquirir livros. Dessa maneira, é possível obter livros novos por um preço bem abaixo do encontrado nos físicos. Por isso, aceite a dica de uma pessoa apaixonada por livros, e adquira um tablet ou Kindle.

Sono na leitura: Conclusão

Vimos ao decorrer do texto, alguns fatores que inibem o sono na leitura, e como superá-los. Inegavelmente, a leitura é algo completamente importante para todos nós, isso não se pode negar. Por este motivo, é sempre bom se atentar a forma como estamos lendo, para ter certeza de que estamos fazendo certo. Aliás, tenho certeza de que ninguém quer prejudicar sua leitura, já que ela é um dos bens mais poderosos que possuímos.

Porém, como a maioria das coisas, acabam sempre ficando umas dúvidas a respeito do assunto. Dessa forma, separei alguns materiais complementares, que ajudarão de vez você a fazer suas leituras renderem.

Em primeiro lugar, dê uma olhada nesse exercício que te ajuda a superar a vista cansada, ele será muito útil quando começar a sentir-se com a vista falha.

Decerto, outra coisa que irá te ajudar muito, é este artigo sobre tablets e livros, a qual te ajuda a decidir qual a melhor opção para você.

Outra coisa, é que seria muito interessante se você desse uma lida neste artigo sobre concentração na leitura. Afinal, lá você encontrará dicas valiosas que junto com as aqui explanadas, farão sua leitura ir além do esperado. Por fim, vou deixar aqui embaixo, um vídeo do Professor Renato Alves sobre sono na leitura, creio ser legal deixar a visão de um profissional sobre o assunto.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários, prometo ler e responder todos 😊

Até a próxima meus amores.

Atenciosamente, Tiemi.

(Visited 11.534 times, 10 visits today)

10 Comentários


  1. Você poderia me dizer qual é o melhor tablet pra estudar ou ler? Que tivesse opção de gritar ou anotar as coisas com a caneta. Poderia me dizer, eu nunca adquiri e quero um. Obrigado.

    Responder

  2. Muito agradecido pelas preciosas dicas Tiemi, usarei elas pra meu auto-aprendizado. Grato!

    Responder

    1. Ai Rodrigo, que bom que gostou!! Pra mim ajuda muito, principalmente ler em uma cadeira de escritório, porque assim não fico tão confortável rsrsrs. Beiijos!!

      Responder

  3. Bom dia. Amei o texto. Os conteúdos publicados têm me ajudado bastante. Gostaria, porém, de chamar a atenção para um detalhe, qual seja, o uso da conjunção subordinada adverbial concessiva “posto que”. No último parágrafo do tópico Luminosidade correta: leia pela manhã, o “posto que” foi usado como conjunção subordinada adverbial causal, porém o “posto que” tem o sentido de “embora”, e não de “uma vez que” como se depreende do texto. Bom! É só uma observação construtiva sem nenhuma intenção de ofender ninguém. Visito o site diariamente e, como disse, vocês têm me ajudado muito com as dicas de leitura, memorização, etc. Bjos! Fran

    Responder

    1. Fran, menina, arrasou!!! Muito obrigada pelo toque, você está certíssima! Adoro comentários construtivos, obrigada mesmo. E fico muito feliz em saber que os conteúdos têm te ajudado. Beijinhos!!!

      Responder

  4. Olá, acontece que nem toda a leitura será feita em tablets, a leitura normal e feita em livros, papel, a bíblia por exemplo, quero fazer algumas anotações que é meu costume, fica complicado. Obrigado
    Tieme

    Responder

  5. Ótimo artigo!
    Obrigado!
    Tentarei praticar as dicas sugeridas a fim de melhorar meu desempenho na Arte da Leitura.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *