Da graduação ao Oscar: Os segredos da mente de Natalie Portman

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitos de nós temos curiosidade em saber como vivem os famosos, onde eles vivem, comem, com quem estão se relacionando, qual o livro favorito etc. Eu não sou diferente, mas algo que sempre me chamou a atenção é saber como é a mentalidade das pessoas de sucesso, por exemplo, quais os segredos da mente da Natalie Portman.

Atrás desse tipo de informação eu descobri na época um livro bem interessante, os segredos da mente milionária do T. Harv Eker, não é um livro sobre  celebridades, mas como sugere o título, fala sobre como funciona a mente (os segredos da mente) dos endinheirados através do sucesso, que antes se materializar foi construído na mente e consecutivamente por atitudes de sucesso e isso também se aplica as celebridades (clique aqui para saber mais sobre o livro).

Atualmente o mundo corporativo, assim como o cinematográfico, está muito mais exigente do que há décadas atrás. As organizações buscam profissionais cada vez mais capacitados, com formação acadêmica reconhecida e experiência ilibada.

Em Hollywood atualmente não é diferente, por exemplo; o que potencialmente irá diferenciar um ator dos demais é exatamente o nível de preparação que atingiu ao longo do tempo para interpretar com fidelidade a ideia dos roteiristas e diretores, que muitas vezes não acertam na escolha dos intérpretes.

Atuação brilhante em Cisne Negro, rendeu Oscar a atriz e respeito elevado no meio cinematográfico.
Atuação brilhante em Cisne Negro, rendeu Oscar a atriz e respeito elevado no meio cinematográfico.

Em todos os segmentos de trabalho existem os profissionais que se destacam por seu desempenho acima da média, aqueles que executam suas funções de maneira correta apenas e outros que se perdem no planejamento da carreira, por sorte muitas vezes gerida por ótimos agentes.

Agora imagine uma estrela do cinema, reconhecida por suas incríveis atuações em filmes elogiadas pela crítica especializada, vencedora de um Oscar de melhor atriz, e que ainda encontra tempo para se dedicar à leitura e ter êxito nos estudos? Estamos falando de Natalie Portman.

A atriz, israelense e radicada nos Estados Unidos, iniciou sua carreira cinematográfica no ano de 1994, aos 12 anos, quando participou do filme O Profissional contracenando com as estrelas Jean Reno e Gary Oldman. Desde então sua jornada no cinema não parou mais. Foram inúmeros trabalhos reconhecidos, tais como: Star Wars Episódio III – A Vingança dos Sith, Cold Mountain, V de Vingança e o mais aclamado deles, Cisne Negro, filme que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz em 2011 e também o Globo de Ouro.

Tanto sucesso nas telonas também foi replicado em sua vida acadêmica. Natalie jamais abandonou o sonho de se graduar, ter uma formação, e sempre deixou isso bem claro nas entrevistas. “Eu não ligo se o estudo arruinar minha carreira. Prefiro ser esperta do que ser uma estrela de cinema”, disse Portman no começo de sua vitoriosa carreira de atriz.

A pausa na vida de estrela se deu após sua aprovação na Universidade de Harvard, uma das mais cobiçadas do mundo. Natalie iniciou os estudos no curso de Psicologia, terminando sua graduação no ano de 2003. A paixão pela leitura e a facilidade de absorver conhecimento e memorizar textos tornaram a atriz um exemplo de profissional focada, uma mente inquieta e sedenta por novos desafios. Certamente, o hábito da leitura trouxe a ela uma ferramenta de uso essencial na preparação dos personagens e na memorização de roteiros complexos.

Geralmente, o roteiro de uma obra é entregue com bastante antecedência ao ator. Um calhamaço com centenas de páginas sobre a história que o autor quer retratar, detalhes mais específicos sobre os diversos temas e personagens envolvidos e dicas para pesquisa. Para leitores assíduos, como Natalie; ultrapassar essa fase é natural e a leitura acelerada com entendimento é fundamental nesses processos.

Ela não esconde de ninguém que todo seu sucesso como atriz passa diretamente por esta dedicação aos livros, às técnicas de leitura rápida com absorção e compreensão de tudo aquilo que está sendo lido.

Além do inglês e hebraico, Natalie Portman também domina outros quatro idiomas: francês, alemão, árabe e japonês. Convenhamos, isso só é possível para profissionais que possuem verdadeira paixão em ler e aprender.

Natalie Portman graduou-se em Psicologia pela Universidade de Harvard, em 2003.
Natalie Portman graduou-se em Psicologia pela Universidade de Harvard, em 2003.

O ponto máximo de sua trajetória na sétima arte foi certamente a conquista da estatueta do Oscar de Melhor Atriz em 2011, pela visceral atuação em Cisne Negro.

Natalie revelou que sua mente entrou em um estado de concentração máximo para poder desempenhar o papel da melhor forma possível. Tanto que logo nas primeiras cenas sentiu que aquele filme seria o mais desafiador até então.

“Por ter que interpretar uma bailarina, dediquei-me horas por dia para aprender mais e melhor sobre a dança clássica. Cheguei ao meu limite físico nos ensaios. Mesmo com tanta disciplina, fraturei algumas costelas logo nos primeiros dias de gravação”. Enfim, conseguiu e foi extremamente recompensada.

Após sua formação, surgiram papéis que exigiram dela ainda mais concentração e capacidade mental para dar o melhor de si. Em 2006, para viver a prisioneira Evey Hammond, raspou toda a cabeça, o que rendeu comentários de toda a imprensa hollywoodiana. Dois anos antes, em Closer – Perto Demais, havia protagonizado uma polêmica cena de strip-tease, que também despertou muitas matérias nos sites e jornais de Los Angeles. 

Natalie, sobre a sua passagem pela universidade de Harvard, diz que lhe rendeu muita disciplina e confiança para continuar sua vida no cinema.

“Lá em Harvard estive no meio de colegas incríveis e afastada do glamour do cinema e vi que, sim, eu conseguiria segurar a barra da profissão que escolhi”.

(Visited 739 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *