3 dicas que irão dar mais produtividade ao seu dia

Tempo de leitura: 5 minutos

Você gosta de ler, mas sempre reclama que não tem tempo? Que tal dar mais produtividade ao seu dia?

Já teve a sensação de que o dia precisaria de muito mais do que 24 horas?

Em um mundo de tantos afazeres, o tempo disponível para as pessoas é escasso. Duas pessoas que possuem uma rotina praticamente igual, podem usufruir de seu tempo de formas completamente diferentes.

Enquanto uma consegue fazer tudo que lhe é necessário e ainda ter tempo para outras atividades, a outra, mal consegue fazer uma simples atividade sem se enrolar completamente.

Com a leitura não é diferente. Enquanto uma pessoa consegue ler dois livros em menos de uma semana, outra demora meses para ler simplesmente UM. E se acha que estou exagerando, acredite, isso é muito mais comum do que você pensa.

Segundo dados do INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional), apenas um a cada quatro brasileiros dominam e possuem gosto pela leitura no Brasil. Isso faz com que grande parte da população não toque em um livro, sequer uma vez ao ano.

Mas isso é assunto para outro texto, neste iremos focar na seguinte questão:

Como uns conseguem fazer tanto em tão pouco tempo, e outros não obtêm êxito em quase nada?

A resposta para isso é simples: Gerenciamento de tempo!

O gerenciamento de tempo é o planejamento e controle consciente sobre a quantidade de tempo gasto com atividades específicas. Ele é voltado especialmente para quem busca aumentar a produtividade de suas ações.

Basicamente falando, é a organização de tudo o que você faz, e deixa de fazer, de forma que seu dia seja mais bem aproveitado,  e suas tarefas parem de acumular.

Mas o que tudo isso tem a ver com a leitura?

Simples, se você não consegue gerenciar seu tempo, você subsequentemente não conseguirá gerenciar suas leituras, de forma que ler se tornará um ato raro e praticamente um desafio a ser enfrentado por você.

Lógico, que para ler um livro você precisa ter empenho, dedicação, técnicas de leitura e uma série de outros fatores, entretanto, caso não haja um planejamento desde o início, nada irá adiantar.

Não ter um planejamento acarretará em uma série de problemas, como estresse, nervosismo, etc., sendo que a procrastinação é o principal. Você estará com seu tempo tão bagunçado, que irá deixar tudo para depois, de forma que talvez nunca faça, e o arrependimento não será o suficiente para mudar a situação.

Visando te ajudar a evitar, ou eliminar, toda essa bagunça que é a falta de tempo, separei 3 dicas simples que facilmente lhe tornará uma pessoa mais produtiva.

Vamos lá?

3 dicas que irão dar mais produtividade ao seu dia

Dica 1: Tenha uma agenda (física ou virtual)

Imagem onde pode ser visto uma pessoa escrevendo numa agenda

Se você deseja fazer um bom gerenciamento de tempo, você precisa ter uma agenda!

É hora de organizar seus horários de forma que o tempo para a leitura não seja um problema, e sim uma solução.

Muitas pessoas possuem o hábito de usar agendas em suas rotinas, elas são pessoas centradas e têm total domínio sobre suas atividades.

Suas rotinas são bem administradas e organizadas nos menores detalhes, fazendo com que tenham tempo suficiente para fazer o necessário e ainda conseguir usufruir de outras atividades.

Por isso, adote o hábito de agendar suas atividades, dessa forma você não esquece ou adia mais nada.

Dica 2: Tenha disciplina e força de vontade

Imagem de uma pessoa desligando um relógio de ponteiro

A falta de organização é um dos principais empecilhos para se manter a disciplina e a força de vontade para a realização de suas atividades.

Se você é uma pessoa desorganizada, consequentemente não conseguirá realizar suas tarefas com calma e estará sempre correndo contra o relógio, ou seja, nunca terá tempo para nada, muito menos para a leitura.

Trabalhar a disciplina e a força de vontade não é uma tarefa fácil, mas você pode contornar essa situação, como comentado anteriormente, tenha uma agenda, isso lhe dará mais produtividade.

Por isso, analise suas ações e veja se elas não estão acarretando problemas, se sim, é hora de acabar de vez com isso.

Dica 3: Veja os resultados!

Na imagem pode ser visto um lâmpada acesa em cima de uma lata

Gerencie o seu tempo e aprenda a mensurar os resultados.

Após um curto prazo já observando o seu gasto de tempo, você já poderá identificar as falhas que ainda existem e propor soluções para elas, ouvindo também a opinião, e possíveis soluções, de seus companheiros a respeito delas.

Já no longo prazo, você poderá trabalhar o gerenciamento de tempo propondo atividades que melhorem essa gestão. Pode, por exemplo, criar uma agenda de tarefas para serem seguidas durante a semana, de forma que tudo esteja organizado do começo ao fim.

Ler é um dos melhores meios de se obter novos conhecimentos e viajar por mundos e dimensões sem se dar ao esforço, mas para isso você precisa ter tempo e empenho, por isso, parta para a ação. Para isso você pode utilizar este método comprovado de leitura dinâmica.

Gerenciar seu tempo, lhe permitirá tornar a leitura presente no seu dia a dia, além da produtividade nas atividades também dará espaço para outras, como um passeio ao parque, ou uma viagem dos sonhos.

Veja também:

Leitura é decisiva para o sucesso

(Visited 719 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *