Leitura dinâmica e memorização faz jovem decorar 6 mil versículos da bíblia em competição

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você dúvida do poder da leitura dinâmica e memorização, depois de ler o post você no mínimo terá repensar esse questionamento.

A acanhada cidade de Greencastle com apenas 10 mil habitantes, localizada no estado de Indiana, leste dos Estados Unidos é o local onde vive a jovem de 20 anos Isabella Morganthal, cuja história anda chamando a atenção de pessoas não só da cidade, mas de todo o país. Isso porque Isabella é um exemplo de leitora prodigiosa.

Após anos de dedicação à leitura cristã e a prática de inúmeras técnicas de leitura dinâmica e memorização, ela atingiu o incrível número de 6 mil versículos bíblicos armazenados em sua mente (memória).

Prova do poder da leitura dinâmica e memorização na vida dessa menina, são os ótimos resultados atingidos nos últimos cinco anos em que participou do programa de TV National Bible Bee, uma atração com perguntas e respostas sobre as passagens bíblicas apresentada pelo ator Kirk Cameron, do filme À Prova de Fogo (2008). Não tem como não ficarmos admirados com pessoas assim como a  Isabella Morganthal ou Natalie Portman, que acreditam e investem tempo nos estudos.

O gameshow National Bible Bee, é apresentado pelo ator Kirk Cameron e reúne jovens de todos os cantos dos Estados Unidos

Desde muito cedo Isabella já se dedicava aos preceitos cristãos e gostava muito de ler a Bíblia em todos os momentos livres que tinha. Era nítida a facilidade com a qual Isabella manuseava a Bíblia, além é claro do comportamento amistoso com os colegas na escola e de todos os que estavam à sua volta. Desde pequena, acompanhada dos pais, frequentava com prazer a igreja local e isso era visto com bons olhos e admirado por toda a comunidade, pois tratava-se de um comportamento totalmente espontâneo, nada forçado.

Com o passar do tempo a leitura do Livro Sagrado ganhou ainda mais força na vida desta garota especial para os cristãos de fé, suas habilidades e capacidades cognitivas aumentaram e a aprendizagem bíblica despertou em Isabella a vontade de armazenar o maior número de versículos bíblicos possível. O objetivo estava traçado, participar do programa National Bible Bee.

Com a meta definida em mente, Isabella deu início a sua preparação, sempre segura e forte na fé. Nesse período, a jovem conta que precisou se aprofundar em todos os sentidos, em especial, na leitura rápida e memorização dos textos:

“A jornada nos tempos de preparação foi muito positiva. É claro que o foco estava na participação no programa, mas a vantagem é que os textos bíblicos nos fazem refletir a todo momento, saber mais quem somos e isso foi o ponto máximo.”

Os dias intensos de leitura renderam a Isabella o inacreditável número de 6 mil versículos bíblicos memorizados, tudo para que o desempenho na competição televisiva fosse o melhor possível:

“Muito legal saber que podemos armazenar tantas passagens de um livro maravilhoso, no entanto, creio que meu maior ganho pessoal foi o crescimento espiritual que tive”, contou Morganthal.

O programa reúne 72 jovens de todo o país e oferece um prêmio de 250 mil dólares para o campeão. Isabella participou de cinco temporadas seguidas, se qualificou em todas as eliminatórias, mas nunca venceu a disputa. Sua melhor colocação foi estar no Top 15, em 2015, última vez que competiu.

“Na verdade, o foco principal nunca foi vencer a disputa, mas sim guardar a palavra de Deus no meu coração. Essa foi e continua sendo a minha verdadeira recompensa”.

Quem pensa que a jovem abandonou o hábito da leitura ao parar com as competições se engana. Logo após o encerramento da temporada 2015 de National Bible Bee, retornou para sua cidade natal, onde atualmente comanda um grupo de jovens com idades entre 7 e 18 anos na igreja e dá sequência a um trabalho de preparação com os integrantes para que todos possam reunir condições técnicas de participar do programa, e além disso, espalhar a palavra de Deus.

Isabella Morganthal quer seguir carreira de escritora e contar mais sobre suas experiências com a leitura cristã.
Isabella Morganthal quer seguir carreira de escritora e contar mais sobre suas experiências com a leitura cristã.

“Eu cresci na fé cristã lendo a bíblia todos os dias e fazendo exercícios, mas foi a leitura dinâmica e a memorização que me ajudaram a atingir um nível de conhecimento capaz de me dar uma segurança maior e de quebra um reforço maior na fé”.

Segundo o pesquisador cognitivo e recordista brasileiro de memória, Renato Alves, as técnicas mnemônicas de memorização elevam o nível de capacidade de armazenamento e impulsionam o hábito da leitura, principal caminho para que a mente evolua e passe a reter mais informação. O professor afirma que exemplos como o da jovem Isabella são comuns entre os praticantes da leitura dinâmica.

A partir do momento em que a pessoa passa a conhecer as técnicas de leitura rápida com compreensão de textos, uma série de benefícios é desencadeada e o estímulo surge naturalmente.

A leitura dinâmica cumpriu seu papel de maneira dupla na vida de Isabella: melhorou exponencialmente a oratória e alavancou a carreira de escritora. Suas experiências e vivências na fé já podem ser encontradas no livro Worth it All (Vale Tudo a Pena). Na obra, lançada ano passado, descreve com detalhes sua jornada, a participação nos programas e como os jovens de hoje podem ter uma crença cristã pautada no respeito mútuo e senso comum.

Quero mostrar em cada parágrafo deste livro o quanto a leitura cristã me fez uma pessoa diferente a cada dia e dizer também que se alguém do grupo conquistar o troféu do programa e a premiação, será algo passageiro. O que fica para sempre é a palavra de Deus no coração.

A jovem terá um  desafio e tanto pela frente, mas sua consciência lhe dá um crédito favorável quando o assunto é capacidade cerebral e força de vontade. “Ainda continuo a exercitar minha memória, não posso parar. O legal é saber que para cada situação do dia a dia tenho onde recorrer, pois os milhares de versículos que memorizei me dão respostas de amor e fé, me encorajam para saber enfrentar melhor os desafios e espalhar a palavra de Deus através do incentivo à leitura é a minha missão”, concluiu entusiasmada.

 

 

(Visited 723 times, 3 visits today)

2 Comentários


  1. Adorei o Conteúdo é muito edificante. Todo cristão precisa conhecer esses ensinamentos que fazem as pessoas crescerem na graça e também no conhecimento. Muito obrigada.

    Responder

    1. Ahhh Fernanda! Que bom que gostou!! eu que agradeço pelo comentáriooo. Beijinhooos!!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *