Leitura dinâmica pode ajudar você escrever uma nova história

Tempo de leitura: 5 minutos

Atualmente é imensurável o volume de informação e a velocidade com a qual ela circula é espantosa e incontrolável. Consequência de um mundo cada vez mais conectado, mas que MUITAS VEZES não estimula um antigo caso de amor: nosso relacionamento com a leitura que é o caminho para o conhecimento, é justamente ai que entra a leitura dinâmica.

Estima-se que o número de sites registrados disponíveis para navegação ultrapassou a marca de 1 bilhão. Será que vai dar tempo de consultar todos eles? Já a equipe do Google Books divulgou recentemente que cerca de 129 milhões de livros foram escritos e publicados desde o princípio da humanidade até a data de hoje. Muita coisa, não é mesmo?

“As mentes brilhantes da atualidade se abastecem diariamente, mas com o combustível certo.”

Imagine o quão intensa é a rotina dos principais líderes governistas, empresários donos de grandes redes de restaurantes, supermercados, ou mesmo, dos profissionais da área da saúde e principalmente da comunicação.

A rapidez nas tomadas de decisões é parte do dia a dia dessas pessoas que fazem a diferença a todo instante em suas tarefas e atribuições. Para que isso tudo se torne produtivo e eficaz, a maioria delas adotam e praticam a leitura dinâmica assiduamente, pois dominam técnicas capazes de acelerar o ato de ler e proporcionar ao mesmo tempo compreensão e o mais importante: retenção de conteúdo.

“O bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito.”

Amos Alcott

Esse enorme diferencial na trajetória dos grandes expoentes contemporâneos e também do passado, rendeu uma polêmica recentemente na política dos Estados Unidos. O escritor Michael Wolff relatou em seu último livro – Fogo e Fúria – Por Dentro da Casa Branca de Trump – que o extravagante presidente é avesso à leitura, entretanto, o assunto é controverso.

Fica no ar a pergunta: Será que o maior líder mundial, que acumula grandes responsabilidades, não tem o hábito de ler? Talvez seja por isso que suas resoluções sempre causam intensos debates. Não se pode afirmar.

Fato é que hoje a moeda mais valiosa nas relações interpessoais e de negócios – não é o dólar, muito menos Bitcoins – é a informação e saber usá-la proporciona intensa evolução de raciocínio e clareza na forma de se comunicar, pois não há outro caminho a seguir diante do crescimento exponencial das exigências no cenário mundial atualmente.

Leitura dinâmica no tablet
Leitura dinâmica no tablet

Mas atenção: reter todo tipo de informação não significa acumular riqueza mental. Cuidado. A tradução do sucesso está no êxito dos filtros pelos quais todo o seu conhecimento atravessa.

Esse é um processo que as pessoas bem-sucedidas executam com inteligência e efetividade, pois atuam como referência e carregam grandes responsabilidades. Talvez esse seja o verdadeiro pecado que o legado de Donald Trump está nos ensinando.

Nomes como Mark Zuckerberg, Bill Gates e o ex-presidente Barack Obama são exemplos máximos dos que depositam na leitura todo o crédito de seus triunfos pessoais e objetivos atingidos. Suas rotinas estão conectadas diretamente com o universo dos livros.

O mais legal disso tudo: Você pode começar o mais rápido possível a beber da mesma fonte dessas pessoas excepcionais.

Criar o hábito da leitura dinâmica é um processo natural e gradativo

O desafio atual de quem se propõe a estabelecer a criação ou retomada da rotina de leitura está, primeiro, em reconhecer o próprio status da relação atual com o hábito de ler.

Em um post eu escrevi sobre algumas pessoas que se beneficiam diretamente das técnicas de leitura dinâmica, como a jovem Isabella Morganthal e da atriz Natalie Portman que também utiliza técnica de memorização, mas há diversos outros benefícios que você pode alcançar com o uso da técnica.

Talvez para a nova geração de estudantes e leitores, a oferta de informação está mais ágil e sintetizada, o que para eles soa como normal. Porém, é preciso levar em consideração que a leitura praticada de forma sistematizada oferece, além de conhecimento, o domínio de uma ferramenta poderosa e moderna que o ajudará a enfrentar a concorrência de igual para igual.

A disputa por vagas em concursos públicos, universidades federais e mais recentemente por um emprego, seja ele em qual área for, é extremamente acirrada e nunca antes a exigência foi tão grande como está sendo hoje. Os que não se importam com isso ficam para trás.

Temos exemplos recentes nos quais a oferta de um determinado cargo com 32 vagas superou a impressionante marca de 100 mil inscritos. Você realmente acha que uma pessoa despreparada pode superar esse desafio na sorte? Sem a assessoria de técnicas e métodos de aprendizagem e leitura? Imagine se essa pessoa também domine os fundamentos da leitura dinâmica? 

Na fila do desemprego também existe uma concorrência forte que se acentuou nos últimos anos. É nesse momento que sua capacidade de absorver conhecimento fará toda a diferença se destacando em testes e dinâmicas. Nessas horas experiência e conhecimento costumam ser imbatíveis!

 

(Visited 267 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *