Aprendendo a ler mais rápido e melhor com a Leitura Dinâmica

Tempo de leitura: 15 minutos

Creio poder afirmar que a leitura dinâmica é o modo mais rentável de adquirir conhecimento a respeito de algo novo. Por meio dela é totalmente possível compreender uma frase, refletir o que está escrito e obter uma excelente percepção textual. Através dela, você obtém detalhes importantes do texto e que podem fazer toda a diferença.

Fico entusiasmadíssima quando percebo que as pessoas estão lendo cada vez mais atualmente. E o melhor, sem serem obrigadas a isso. Por muito tempo, as pessoas tiveram medo da leitura e a transformaram e um pesadelo do Stephen King, se negando a ler a todo custo, não é mesmo?! Entretanto, felizmente, perceberam que ler é importante e está na moda, e adotaram novamente esse hábito em suas vidas.     

Porém, como nem tudo é um mar de rosas, existem algumas situações negativas que atrapalham tudo isso. São pontos negativos que atrapalham a leitura das pessoas e impossibilitam ela de ser produtiva, como:

– Cada vez mais os dias estão corridos e agitados;

– Nossas agendas estão lotadas de compromissos (não é fácil ter filhos rs);

– A hora está voando e o tempo disponível é cada vez menor e

– A maioria das pessoas estão desfocadas e pensam apenas em séries da Netflix.

Tudo isso se deve principalmente a não ter um planejamento diário das atividades que devemos desempenhar. Esses “imprevistos” atrapalham tudo, e fazem que uma simples atividade como a leitura e interpretação de texto, seja diretamente afetada por uma gama de outras coisas. O resultado? Uma série de problemas, como: uma leitura lenta e sem retenção do conteúdo; uma enorme perda de foco; frustração e uma repulsa natural a leitura.

A melhor maneira de superar tudo isso, é aprendendo técnicas de leitura e formas corretas de se ler algo. Lendo do modo correto, sua leitura além de render excelentes resultados, se tornará eficiente e produtiva.

Mas como fazer isso? Simples! Aprenda as técnicas de leitura dinâmica.

Como ler mais rápido e com compreensão do texto

Algo muito comum e que vejo com frequência nos mais diversos leitores, é o fato de que todos estão com suas leituras cada vez menos produtivas. Gastam horas na interpretação de algo importante, para no final não conseguirem compreender e reter nada em sua memória.

Até parece mentira, mas esse problema é comum e atinge cada vez mais pessoas, independente do seu nível educacional. E sabe a diferença entre estes e os que conseguem ter ótimos resultados com a leitura, mesmo com rotina agitada? A forma como os mesmos se qualificam para isso.

Você provavelmente conhece a leitura dinâmica, certo? Olha que logo no início do texto eu abordei esse termo e todo o blog é voltado para isso, hein. Mas calma hahaha, caso não esteja familiarizado com a palavra ou ainda tenha dúvidas, a hora de descobrir sobre é essa!

Afinal, como surgiu a leitura dinâmica?

Resumidamente, a leitura dinâmica é uma forma de ler textos de forma rápida e clara, sem perder a compreensão. Ela teve início em 1946 com a Professora Evelyn Wood, que acreditava que poderia aumentar sua velocidade de leitura e ler mais de 1000 palavras por minuto.

Isso ficou evidente para Evelyn, quando conheceu o Professor Loweel Less, da Universidade de UTAH, EUA. Ao lhe entregar um documento de 80 páginas, ficou encantada quando o mesmo o leu por completo em apenas 10 minutos.

Wood realmente percebeu que Loweel tinha lido o documento, ao ver que o mesmo tinha se familiarizado com o assunto. O professor podia até mesmo citar as falhas e argumentos utilizados no documento.

Evelyn tinha encontrado o que estava procurando: um leitor dinâmico.

Passando os anos, Evelyn foi encontrando diversos leitores dinâmicos, cuja velocidade variava de 1500 a 1600 palavras por minuto. Todavia, a mesma estava frustrada pois não conseguia encontrar um ponto em comum entre eles. Ponto esse, da qual ela poderia se aproveitar para elaborar uma técnica.

⏱Gostaria de descobrir sua velocidade na leitura? Faça o teste 

Porém, um dia enquanto lia um livro, Evelyn se sentiu extremamente insatisfeita com seus resultados e teve um momento de raiva. Nesse ato, atirou o livro que estava lendo na água como forma de expressar sua frustração. Após um tempo, se sentiu para baixo, pegou o livro da água e começou a lê-lo novamente.

Como o livro estava sujo devido a água, foi limpando com a mão conforme lia. De repente, percebeu que dessa vez sua leitura estava melhor, estava fluindo e sua compreensão permanecia. Antes que percebesse, ela havia lido mais de 50000 palavras em menos de 10 minutos. Isso resulta aproximadamente em 5000 palavras por minuto.

Desta experiência do acaso, nasceu o método básico de leitura de Evelyn Wood. Não preciso nem dizer que rapidamente o método ficou famoso em todo o EUA. Ah, inclusive, o falecido presidente John F. Kennedy, foi um dos brilhantes alunos do método.  

 

mark e steve jobs eram leitores dinâmicos
Ambos usaram a leitura dinâmica para ter sucesso!

 

Evolução: Os passos seguintes da leitura dinâmica

A partir de Evelyn, a técnica de leitura dinâmica foi se aperfeiçoando e ganhando elementos que a deixaram rica. Em menos de 100 anos, a técnica se tornou rica em conteúdo e capaz de mudar por completo a forma como alguém lê algo.

Os anos não apenas ajudaram a leitura dinâmica se aperfeiçoar, como também a tornou o diferencial das pessoas mais capacitadas. Pessoas que saem na frente dos concorrentes em dispostas que envolvem leitura e alta capacitação cognitiva, possuem a leitura dinâmica como elemento de diferencial.

Suas técnicas se fazem completamente eficientes e capazes de mudar o raciocínio de qualquer um. Indo desde a compreensão e interpretação de textos de uma pessoa, até a forma como comunicam isso para outros, as técnicas dão segurança e domínio de diversos assuntos para quem as utiliza. A preparação de quem utiliza leitura dinâmica é muito maior, fazendo com que consigam resoluções rápidas e viáveis para os mais diversos problemas.

Bom, se antes não tinha, agora você já tem todo um direcionamento do que é a leitura dinâmica. Fiz uma breve explanação do que ela consiste e como foi formada, espero que tenha entendido. Agora, vamos falar do que interessa: suas técnicas, afinal, são elas que importam.

Continue lendo e veja como as técnicas de leitura dinâmica te ajudarão evitar problemas com a leitura e sua compreensão.

Leitura rápida: Aprendendo a usar a leitura dinâmica

Sabia que a maioria das pessoas lê em média uma faixa de 150 palavras por minuto? É claro, existem casos de pessoas que leem mais rápido que outras, mas isso é um tanto raro atualmente. Mas sem desespero, tenho uma ótima notícia: aplicando as técnicas corretas de leitura dinâmica, é possível dobrar, triplicar, ou aperfeiçoar a sua velocidade de leitura.

Opondo o pensamento de muitas pessoas, as técnicas de leitura dinâmica não servem apenas para acelerar sua leitura. Elas podem te ajudar a manter e melhorar suas capacidades de foco; compreensão e retenção textual; ao mesmo tempo que garantindo velocidade e qualidade.

Lembre-se que, a leitura rápida e feita sem o auxílio da técnica correta, te garantirá apenas vagos trechos do que foi lido na sua memória. Isso resulta na releitura de um trecho várias vezes. Contudo, aplicando a técnica correta, você sairá na frente de todos com sua leitura, e ainda irá manter o ritmo de compreensão que uma leitura normal. Acrescentando também, uma capacitação muito maior de memorização do conteúdo.

Por isso, não tenha medo de usufruir das mais diversas técnicas de leitura dinâmica. Comece nesse momento mesmo a torná-las parte das suas leituras.

Vamos conhecer algumas delas?

1º – Treine seus olhos para dar saltos maiores

Um dos elementos principais, porém mais básicos da leitura dinâmica, é o princípio de controlar o movimento dos olhos. É conhecido que ler não é um processo linear, e que os nossos olhos dão pequenos “saltos” para registrarem todo o conteúdo de uma página. Nesses saltos, eles vão “fotografando” elementos chaves e focando naquilo que considera relevante para você. Esse foco dura em média, numa leitura normal, meio segundo.

Agora pense comigo: se o conteúdo é registrado por meio desses saltos, quanto maior e mais proficiente eles forem, melhor será a sua leitura, certo? Para fazer leitura dinâmica, é preciso diminuir esse tempo de foco, e fotografar um campo muito mais amplo em uma quantidade muito menor de vezes.  

Um exemplo desse caso, é você reparar em leitores iniciantes, como crianças. Você perceberá que elas saltam apenas uma palavra de cada vez e, por isso, demoram mais para terminar cada linha. Sendo assim, o primeiro passo da leitura dinâmica é treinar o movimento dos olhos para que ele seja mais amplo.

Uma dica, é você fazer treinamentos para movimento ocular. Para isso, pesquise pelo treinamento em canais do YouTube, e comece a treinar de acordo com as diretrizes passadas. Um caso muito comum desse tipo de treinamento, é você tentar acompanhar uma bolinha que aparece na tela, sem perdê-la de vista.  

Garanto que já fazendo esse treinamento, você perceberá sua capacitação melhorar gradativamente.

2º – Foco: Treine sua capacidade de focar naquilo que importa.

Ter a habilidade e capacidade de manter-se focado durante a leitura é fundamental para que ela seja produtiva. Quanto mais vidrado você estiver no texto, melhor será sua compreensão sobre o que está escrito.

O problema, é que as pessoas cada vez mais se desfocam do necessário por coisas bestas. Por exemplo, sabe aquelas notificações que ficam chegando no seu celular? Então, se você parar para vê-las toda vez que chegar uma nova, você jamais conseguirá focar e compreender o texto que está sendo lindo, ou seja, não conseguirá evoluir.

Agindo dessa maneira, você desperdiça seu precioso tempo em dobro. Primeiro com o tempo adicional que irá demorar para ler novamente e tentar compreender o que está escrito. E segundo com os minutos gastos com as distrações causadas pelo seu celular e outros dispositivos.

Se esse problema de distração é comum na sua vida, está na hora de transformar a produtividade em um hábito pessoal. Portanto, quando for ler, mantenha as distrações a uma distância considerável e onde não irão incomodar. Isso significa que você deve deixar seu celular o mais longe possível, esquecer completamente do computador e tudo o que ele pode oferecer, se desprender de séries de TV e outras coisas do tipo, etc.

Todo esse tempo gasto com distrações, pode ser muito melhor aproveitado lendo aquilo que é fundamental. Quando mais focado você estiver na leitura, melhor será sua capacidade de compreensão, e subsequentemente, de tempo gasto com a leitura.

Basicamente, quanto mais concentrado você estiver, mais você lê. E quanto mais você lê, mais rápido você fica.

 

como ter foco e concentração na leitura

 

3º – Leia blocos de palavras.

Quando aprendemos a ler, somos ensinados a ler palavra por palavra para ter uma compreensão maior do que está escrito. Com o passar do tempo, nossas habilidades vão melhorando e consequentemente, somos capazes de ler um maior número de palavras em um espaço de tempo menor, sem perder sua compreensão.

O problema vem quando isso não é feito, e mesmo em idade avançada, continuamos a ler como aprendemos quando pequenos. Nossa mente fica tão “acostumada” a ler palavra por palavra, dando ênfase para suas sílabas e fonemas, que começamos a fazer isso de forma inconsciente. Os resultados? Uma leitura lenta e muitas vezes, pouco produtiva.

Conforme vamos ficando mais velhos, os textos vão aumentando e ficando mais complicados, isso é praticamente normal. Entretanto, muitas vezes uma leitura lenta faz com que seja necessário voltar várias vezes a um mesmo lugar, pois logo que acabamos de ler uma página, já a esquecemos por completo.

Mas calma, para evitar esse problema é simples e necessita de uma técnica em especial: a leitura em blocos de palavras.  

Para isso, faça a divisão da página do livro, texto, ou o que seja, em quatro segmentos iguais, para que cada bloco tenha aproximadamente o mesmo número de palavras. Após fazer isso, você deve ler cada bloco com apenas um movimento ocular. Ressaltando que neste primeiro momento você não precisa se preocupar com a compreensão, apenas em visualizar todas as palavras do bloco. A compreensão virá com a prática.

A partir da segunda semana usando a técnica você notará que estará lendo mais rápido, porém compreendendo tudo.

O objetivo dessa técnica é fazer com que você diminua a quantidade de movimentos oculares durante a leitura, e leia mais palavras usando o mesmo tempo e esforço de antes. O maior benefício é que você estará treinando a sua visão periférica e ampliando seu campo visual utilizado para ler.

Quanto mais você lê, maior será seu vocabulário.

Um ponto que você deve sempre ter em mente, é que a prática é essencial para que você consiga atingir níveis cada vez maiores de leitura dinâmica. Uma outra coisa, é que a tendência é você aprimorar o seu vocabulário conforme vai lendo, sendo que um vocabulário completo e diversificado resulta em maior facilidade para ler, compreender e memorizar textos longos e com palavras fora do comum, em um espaço de tempo muito menor.

Desse modo, concluímos que a leitura dinâmica é um meio facilitador de se chegar a um nível muito maior de capacitação na leitura. Ela é um método fortemente testado e comprovado pelos maiores centros educacionais do mundo. Sua importância é tão grande, que a mesma se faz presente na evolução de milhares de pessoas e de diferentes níveis educacionais, independentemente da região em que vive.

A maior prova da eficácia da leitura dinâmica, é você ver por toda a internet um enorme número de pessoas dando seus depoimentos a respeito da leitura dinâmica, discorrendo sobre como tiveram suas chances elevadas a outro nível depois que adotaram as técnicas trabalhadas. É extremamente comum você ver histórias de pessoas que não conseguiam ler uma página, em pouco tempo de treino, estarem lendo todo um livro em poucos dias.

 

depoimentos de um aluno do curso fast read

 

Não é magia. É treino!

Se você acha que começar a treinar a leitura dinâmica fará com que em um passe de mágica você se torne um leitor excelente e admirado por todos, se acalme. Como tudo nessa vida, para se ter sucesso em algo, é preciso dedicação e empenho.

Essa dedicação e empenho devem vir de apenas um lugar: você mesmo; afinal, como irá alcançar algo de sucesso e valor se não correr atrás? Como diz o ditado popular: Eu não sonhei com o sucesso. Eu trabalhei por ele.

Você deve ter percebido, que a leitura dinâmica traz um variado leque de novas qualificações. Em consequência, se você deseja realmente se diferenciar, é preciso que entre de vez nesse universo. Está na hora de ser mais um, entre tanto, que têm a leitura dinâmica como arma secreta.

↪Se você está com problema de esquecer o que leu, veja esse post “O que acabei de ler”. Eu tenho certeza de que ele acabará de vez com suas dúvidas, e você finalmente cairá de amores por esse universo da leitura dinâmica.

Mais uma coisinha, se você realmente se interessou pelos benefícios da leitura dinâmica, e percebeu que é hora de fazer um treinando altamente qualificado, onde irá abordar todas as técnicas de forma simples e compreensão, venha conhecer o curso FastRead – Treinamento de leitura dinâmica. Está na hora de você ter seu Ás de copa.

Se ficou com alguma dúvida e deseja eliminá-la rapidamente, comente aqui nos comentários, eu prometo que vou ler todos e responder <3

Lembre-se de sempre ter um livro com você aonde quer que for! Assim, quando estiver sem nada para fazer, ele será seu companheiro.

Beijinhos meus amores.

Até a próxima.

Xoxo

 

(Visited 2.971 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *