7 livros capazes de fazer você se apaixonar por leitura

Tempo de leitura: 8 minutos

Todas sabemos dos benefícios da leitura, mas para muitas pessoas ler é uma luta diária contra o seu próprio eu, muitas vezes essa luta interna gera situações variadas, e comuns.

Você não sente aquela dorzinha de cotovelo quando alguém fala que conseguiu ler um livro incrível num curto intervalo de tempo?

Para “acabar com tudo” a pessoa além de ler vários livros, não para de contar boa parte da história com tanta motivação que mais parece que os personagens estão vivos nos rodeando!

Falem o que quiser – e olha que sou fá de tecnologia – mas, nada substitui o prazer de ler um bom livro físico,  nem mesmo na simples tarefa de escolher um conteúdo pela capa. Nutro em minha alma o imenso prazer em conhecer e conversar com pessoas assim.

Dizem que o Brasil é um país que lê pouco, talvez, se levarmos em consideração o número de habitantes, mas o fato é que as vendas de livros não param de aumentar por aqui e o fantasma do e-rider (dispositivos digitais para leitura como o Kindle) não assusta mais o mercado de livros impressos e é mais forte apenas no seguimento de jornais e revistas.

O que temos que considerar é a correria do dia a dia e o grande números de eventos que a princípio impedem as pessoas de encontrar um espaço em suas vidas – não só para a leitura – mas para reflexão, paz e harmonização da mente.

Muitos dizem que o interesse em ler está presente, porém, as dificuldades que encontram estão no campo da concentração, memorização do que é lido e, principalmente, nas capacidades de uma leitura mais homogênea eficiente e rápida e isso, faz com que percam a vontade e acabem indo realizar outra atividade.

Com a comunicação cada vez mais instantânea, os conteúdos mais elaborados, com palavras mais rebuscadas e maiores, não é incomum que muitas vezes alguns livros acabem sendo tachados de entediantes.

Apaixone-se pela leitura

O atual contexto de mundo e comportamento diante da tecnologia e da Internet tem desafiado leitores e escritores a evoluir rumo a um novo compromisso: se apaixonar novamente pela leitura.

Sinceramente desejo que todos se apaixonem pela leitura, por isso decidi separar 7 livros que li. São temas diversos com uma coisa em comum: todos que conheço e afirmaram ter lido se apaixonaram.

Não é pecado copiar hábitos de sucesso! Pelo contrário é inspirador e encurta caminhos de forma inteligente e prática. Você já viu alguém com a carreira sólida e definida afirmar que não lê? É muito difícil.

Estes títulos irão testar e aumentar suas capacidades de interpretação e absorção de conhecimento através da aplicação das técnicas de leitura dinâmica. Você conhece?

Os livros também ajudarão a abrir sua mente para diferentes pensamentos e ideias, desenvolvendo uma capacidade crítica maior e consequentemente um raciocínio mais lógico, melhorando suas habilidades de discutir os mais variados temas. Vamos lá?

1 – O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Provavelmente sendo o livro mais curto da lista, é uma das obras mais traduzidas do mundo, figurando na lista dos mais vendidos da história, sendo considerado uma leitura essencial para todos em pelo menos um momento de suas vidas.

O livro conta a história de um garoto que cai com um asteroide na Terra quando estava buscando entender a humanidade. Durante sua viagem, ele encontra uma série de personagens, que o auxiliam a compreender o poder transformador da amizade e da confiança.
Clique aqui para mais informações sobre o livro

2 – Orgulho e preconceito, de Jane Austen

Considerado um dos livros de maior importância da literatura inglesa, a obra ensina valores como, superar as diferenças impostas em sociedade e encontrar a alegria em tudo que fazemos, além de nós passar uma visão da sociedade aristocrática do século XIX, na Inglaterra.

A história é protagonizada pela personagem Elizabeth Bennet, e mostra a maneira como lida com os problemas relacionados a educação, cultura, moral e casamento, quebrando estereótipos femininos e defendendo suas posições com a perfeita lucidez de uma filósofa liberal.
Clique aqui para mais informações sobre o livro

3 – O caçador de Pipas, de Khaled Hosseini

Com mais de 8 milhões de cópias vendidas no mundo, o livro é reconhecido mundialmente por sua importância ao focar como tema principal, a visão política tomada pelos Afegãos e Americanos.

A história é focada em Amir, um garoto afegão que se sente culpado por ter traído seu melhor amigo, e tem como cenário uma série de acontecimentos políticos, que começa com a queda da monarquia do Afeganistão em 1973, golpe de estado comunista em 1978, invasão soviética em 1979, a migração de refugiados para o Paquistão e para os EUA e a implantação do regime Talibã.
Clique aqui para mais informações sobre o livro

4 – Anne de Green Gables, de L. M. Montgomery

Considerado a obra de maior renome da literatura canadense, o livro ganhou destaque mundial, já tendo sido traduzido para mais de 20 línguas e ultrapassado a marca de 50 milhões de exemplares vendidos.

A história fala de Anne Shirley, órfã de 11 anos, que vai morar com uma nova família, descobrindo mais tarde que houve um engano: eles queriam adotar um menino. Enquanto essa descoberta deixa Anne insegura, com medo de não ser amada, você verá como a imaginação e o coração bondoso de uma criança podem tocar todos ao redor. Uma história emocionante, que nos lembra que a vida pode nos apresentar boas surpresas, mesmo quando acontecem coisas que não estávamos esperando.
Clique aqui para mais informações sobre o livro

5 – A cabana do Pai Tomás, de Harriet Beecher Stowe

Sendo o romance mais vendido do século XIX nos EUA, o livro se tornou um dos mais influentes do mundo, e crê-se que foi um dos pontos fortes para o fim da escravatura nos Estados Unidos e início da Guerra Civil.

O livro traça a emocionante história do Pai Tomás, velho e bondoso escravo negro, e os sofrimentos passados por ele e seus companheiros durante a escravidão nos Estados Unidos, retratando toda a podridão do período. A obra é uma história de fé, coragem e luta pela liberdade.
Clique aqui para mais informações sobre o livro

6 – A Sangue Frio, de Truman Capote

Fruto de uma intensa investigação, feita ao longo de meses, A sangue frio é um dos livros que fundaram o jornalismo literário, gênero que combina a objetividade factual e os recursos da narrativa de ficção.

O livro relata o brutal assassinato de uma família na cidade de Holcomb, localizada no interior do estado do Kansas, nos Estados Unidos, descrevendo minuciosamente todos os detalhes recuperados desde a ideia inicial do crime, até a execução dos assassinos.
Clique aqui para mais informações sobre o livro

7 – Vidas Secas, de Graciliano Ramos

Uma das maiores obras da literatura brasileira, considerado um dos marcos do século XX na escrita do país, o livro possui personagens famosos e marcantes, críticas sociais e ricas descrições, nos apresentando uma narrativa regionalista ligada à fase literária do Realismo no Brasil, que apresenta a fragmentação do ideal nacional.

O livro narra a história de Fabiano, que impulsionado pela seca e fome, retratando a vida miserável de sertanejos nordestinos, é obrigado a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas, em busca de uma vida melhor para si e sua família.
Clique aqui para mais informações sobre o livro

Viu como existe uma infinita gama de gêneros e livros por aí?

Quando se fala em leitura ou em livros, muitos resumem toda a escrita editorial apenas em conteúdos de base científica e acadêmica, se esquecendo da riqueza das obras primas que descrevem a alma e toda a gama de possibilidades que envolvem o desenvolvimento humano nas mais diversas áreas.

Será que um livro muda uma vida como dizem? Na verdade, uma única frase bem escrita já tem esse poder! Imagine um livro todo e sua narrativa com seus personagens incríveis!  Agora: imagine você ter a capacidade de ler mais rápido e absorver o conteúdo com muito mais qualidade?

Existem técnicas para isso e elas podem ser uma ferramenta importante também para que você reconquiste o prazer da leitura.

Busque as técnicas corretas e identifique o livro que está mais relacionado com seu momento atual, não se esquecendo é claro de sempre estar atento ao seu método e capacidade de leitura, buscando auxílio técnico caso verifique que possui dificuldades, e boa viagem! Quer dizer: leitura!

Veja também este artigo sobre leitura dinâmica

(Visited 1.279 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *