Como melhorar a compreensão na leitura

Tempo de leitura: 7 minutos

COMPREENSÃO NA LEITURA.

Você já se viu preso em uma leitura densa, a qual não consegue seguir em frente por possuir algumas dificuldades?

Isso é uma situação complicada, pois muitas vezes é preciso ler algo importante em um espaço de tempo curto, e algumas barreiras impedem que isso seja possível.

Dessa forma, o simples ato de ler a página de um livro ou texto, se torna algo praticamente impossível de ser realizado. Decerto, a pessoa irá se ver presa em uma situação a qual não tem controle sobre.

Infelizmente, é comum que algumas pessoas apresentem determinados problemas relacionados à leitura. De fato um dos principais, é a falta de COMPREENSÃO.

Quando não compreendemos um simples parágrafo de um livro, temos um problema que nos leva a duas decisões:

  1. Avançar sem compreender.
  2. Fazer a releitura e perder o ritmo e o prazer de ler.

Uma solução para evitar qualquer um desses caminhos, seria se atentar principalmente ao seu estado de foco, concentração e compreensão.

Visto que já escrevi sobre o foco e a concentração aqui no blog, creio que é hora de falarmos a respeito da compreensão, certo?

Portanto, visando te ajudar a superar esse problema e tirar proveito total das suas leituras, separei alguns passos que se forem seguidos, tornarão você muito mais capacitado a ler de tudo, sem o menor problema.

Vamos lá?

Compreensão x Interpretação   

Antes de partimos para as dicas, é preciso esclarecer uma dúvida a respeito da compreensão e da interpretação. Em suma, é comum que algumas pessoas confundam os termos e tratem ambos como uma coisa só.

Entretanto, as palavras representam conceitos bem diferentes entre si. Dessa maneira, entender essa diferença é fundamental para que consiga prosseguir com bons resultados em suas leituras.

Compreensão

A princípio, a compreensão representa a capacidade de uma pessoa em absorver o conteúdo presente em um texto. Isto é, ela faz uma análise objetiva do que está sendo passado, na busca de assimilar as principais ideias e palavras presentes, de forma que seja possível coletar dados e informações concretas.

De maneira geral, a compreensão não permite que a pessoa tire suas próprias conclusões a respeito do que está escrito. Dessa forma, a compreensão se faz muito importante em avaliações, na busca de identificar se a pessoa realmente assimilou as ideias presentes e atingiu a resposta pedida.

Interpretação

Em contrapartida, a interpretação trata-se daquilo que podemos concluir sobre determinada coisa. Ou seja, ela busca analisar um texto, contudo, fazendo conexões com ideias já estabelecidas em nossa mente. Dessa forma, é esperado que cheguemos a uma conclusão propriamente nossa daquilo que está sendo passado.

Só para exemplificar, a interpretação é muitas vezes requerida nas fábulas e contos infantis. Isto é, quando ao final da história, espera-se que a criança interprete o contexto e encontre a lição ali contida.  

Assim sendo, podemos concluir que a principal diferença entre compreensão e interpretação, é que a compreensão está ligada aos dados concretos e objetivos do texto, enquanto a interpretação se refere a uma análise mais subjetiva, ocorrendo interferências de conhecimentos prévios do leitor na conclusão final do conteúdo.

Nesse sentido, ao ler algo, espera-se que a pessoa obtenha um excelente grau de compreensão do que está sendo passado. Se bem que pode ocorrer uma interpretação, contudo, apenas quando o conteúdo permitir.

Interessante isso, não concorda?

Antes, durante e após o texto

Decerto, como disse no começo do texto, nem todo mundo consegue obter uma boa compreensão na leitura. No entanto, superar essa barreira não é um problema complicado de ser resolvido, bastando três passos simples para isso.

Em síntese, enquanto ler algo, você deverá fazer perguntas para si mesmo no intuito de conseguir extrair todo o conteúdo que está sendo passado, de forma precisa e objetiva. Por exemplo: “Com que intenção vou ler esse texto?”; “Qual o significado dessa palavra?”; “Qual a mensagem principal do texto?”.

Eventualmente, as perguntas deverão ser realizadas antes, durante e após a leitura, abrangendo o conteúdo ao todo. Seguindo essa ideologia, é esperado que os seguintes passos sejam seguidos:

Antes da leitura

Para clarificar as ideias, antes de começar a leitura é preciso que você elabore e responda perguntas que ativem um conhecimento prévio a respeito do conteúdo.

Em síntese, possuindo uma noção a respeito do que será lido, sua capacidade de compreender e identificar os elementos principais do texto irá aumentar. Assim sendo, respectivamente você conseguirá ter um domínio maior do conteúdo.

Durante a leitura

Eventualmente, enquanto você já estiver realizando a leitura, deverá formular perguntas que busquem emitir conclusões precisas daquilo que foi lido, buscando justificativas claras para a respostas que for dar.

Dessa maneira, o conteúdo além de compreendido, conseguirá ser fixado de maneira mais eficiente na sua memória. Decerto essa ação funciona como uma forma de revisão, o que faz com que seu cérebro automaticamente grave com mais eficiência as informações lidas.

Após a leitura

Por fim, após ler todo o texto, você deverá realizar perguntas que abranjam o conteúdo como um todo. Isto é, você irá buscar respostas que concluam de forma clara e objetiva, tudo aquilo que foi visto. É nessa parte que você irá realmente ver o quanto compreendeu daquilo que leu.

Através desses três passos, você conseguirá planificar melhor aquilo que foi visto e seu grau de compreensão. Dessa fora, poderá concluir se pode ou não, avançar com a leitura.

Dica extra

Para que você consiga obter uma compreensão ainda maior daquilo que for ler, trouxe uma  dica especial que sempre utilizo em situações cuja minha rotina se encontra mais movimentada,  para que caso tenha ficado alguma dúvida de como obter uma compreensão maior, ela seja eliminada de vez.

Eventualmente, durante a leitura, busque sublinhar as palavras chaves do texto, de forma que seja possível estabelecer uma conexão entre elas. Desse modo, após ler todo o conteúdo, caso tenha ficado alguma dúvida a respeito, você conseguirá identificar melhor o termo necessário e sucessivamente, resolver a questão em aberto.

Agindo dessa maneira, você terá um controle maior do texto e conseguirá entender mais facilmente termos que acabou não compreendendo.

Conclusão

Vimos ao longo do texto que a compreensão textual é essencial para obtermos uma leitura eficiente. Assim também, foi mostrado alguns passos, que se seguidos, farão com que sua leitura renda bons resultados imediatamente.

Além disso, foi visto que existem diferenças entre compreensão e interpretação de um texto, sendo que saber identificá-las é fundamental para que se possa prosseguir com uma leitura sem erros. Inclusive, você conseguiu entender as diferenças entre elas? Deixe nos comentários.

No entanto, para deixar você motivado a iniciar a leitura de um livro hoje mesmo, estou deixando como material complementar, um vídeo motivacional onde é explanado de maneira clara, como você pode ler até 50 livros no período de 1 ano.

Tenho certeza de que irá te ajudar a encontrar a motivação que falta, ou te deixar ainda mais motivado a ler.

Por fim, gostaria de saber sua opinião a respeito do artigo e saber se ficou alguma dúvida a respeito. Prometo que vou ler e responder todos os comentários. Combinado?

Lembre-se que ler é importantíssimo para termos uma vida repleta de conquistas. Por isso, aproveite e comece hoje mesmo a ler um livro, você irá notar os ganhos que terá!  

(Visited 2.665 times, 1 visits today)

12 Comentários


  1. Olá! Meu nome é Kênia, tenho 30 anos. Gosto muito das suas dicas de leitura e gostaria muito de aprender este método de interpretação. Gosto de ler mas não consigo ter uma boa concentração.

    Responder

    1. Kênia, como disse no texto, existem dois meios de você obter uma concentração maior na leitura. O primeiro é através de perguntas, a qual buscarão fazer com que você exercite mais seu cérebro e repentinamente consiga compreender mais do que está escrito. E o segundo, é grifando palavras chaves do texto, para caso ao terminar a leitura ainda tenha dúvidas, consiga identificar melhor os termos principais e buscar compreendê-los. Contudo, algo que também pode te ajudar a compreender melhor algo, é se equipar de outras ferramentas como auxilio. Uma delas pode ser o dicionário, assim, caso você esteja lendo e surja uma palavra a qual não possui conhecimento, poderá ver seu significado e assim, entender todo o contexto a qual ela está inserida. É importante que façamos esse esforço de tentar compreender algo que está escrito através da familiarização com o texto. Por isso, recomendo também que busque mais informações a respeito do que está lendo na internet, em vídeos, etc., assim você terá um domínio maior e repentinamente, compreenderá melhor. Beijos 😉

      Responder

  2. Boa tarde!
    adoro ler seus artigos e isso tem sido bastante importante pra mim,pois através deles ja aprendi a gostar da leitura que antes eu não tinha prazer em pegar um livro, agora vejo o quanto e importante agente buscar o conhecimento através dos livros.

    Responder

    1. Fico extremamente feliz em ler isso Danielle, muito obrigado pelo feedback e parabéns por toda a dedicação e empenho. Espero que seu ano seja repleto de boas leituras 😉 Abraços.

      Responder

  3. Excelente esse artigo, sobre como melhorar a compreensão,eu sou um viciado em leitura, quando não estou fazendo nada, estou lendo,na questão de ler 50 livros por ano,acho que tenho me superado, porque leio a Bíblia de capa a capa entre quatro a seis vezes por ano,e mais os livros douload, livros que compro sempre que sobra uma graninha,e os emprestados,hj não tenho um livro inédito, que chato: então vou reler um gostei.isso aí abraço.

    Responder

    1. Parabéns por todo o empenho e dedicação em ler Amaury, isso é extremamente importante para sempre termos uma mente funcionando em perfeito estado. Obrigado pelo feedback a respeito do artigo. Abraços 😉

      Responder

  4. Oi! o meu nome é Nilzete gostei muito das suas sugestões, amo ler mas tenho uma enorme dificuldade e concentração e interpretação as vezes tenho que ler um paragrafo duas, três vezes para compreender e isso me desmotiva bastante.

    Responder

    1. Nilzete, assim como a compreensão, já escrevi um artigo aqui no blog falando a respeito da concentração. Caso não tenha lido, recomendo que dê uma olhada, será de grande ajuda. Espero que consiga superar esses probleminhas e passe a ler cada vez mais e melhor. Obrigado pelo feedback e abraços 🙂

      Responder

  5. Meu nome é Luciano,e gostei muito do método, não sou muito de ler mas ensentivo muito minhas filhas a leitura,inclusive enviei esse texto a minha filha mais velha,que vai servir muito pro ensinamentos delas,que uma passe pra outra!

    Responder

    1. Fico feliz em ver que o artigo foi útil para você Luciano, muito obrigado pelo feedback. Abraços 🙂

      Responder

  6. Achei interessante todo o texto. Com as dicas posso aprimorar minhas leituras e reter mais o conteúdo dos textos. A informação é sempre válida quando estamos atentos procurando entendê-la e buscando colocá-la em prática no dia a dia.

    Responder

    1. Fico feliz em ver que o artigo foi útil para você Maria. Obrigado pelo feedback e um ano cheio de ótimas leituras 😉

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *